quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Pérolas...


 
O importante na vida são os sorrisos que vc despertou,
a caridade que fez
e o amor que plantou por onde passou.
O resto é detalhe!!!

sábado, 25 de setembro de 2010

O olho é o espelho da alma.

  

"O julgamento que exprimo com meu olhar, reflete a realidade interior que estou vivendo."

Li um texto formativo esta semana onde esta frase me saltou aos olhos.
Me fez lembrar de uma passagem do Diário, onde Santa Faustina pede ao Senhor que transforme os seus olhos em misericórdia para que ela jamais suspeitasse, tampouco julgasse as pessoas pela aparência externa, mas para que com os olhos curados percebesse a beleza interior dos outros e que pudesse assim ajudá-los. (D 163)
Santa Faustina sabia que esta transformação só poderia acontecer com a Graça de Deus, por isso rezou assim. 
Pois também é um fato que existem pessoas com as quais temos que conviver, seja no local de trabalho, na escola, na faculdade e até mesmo na Igreja, que só com a Graça de Deus. Pessoas que se voce pudesse escolher, não estariam no seu grupo de amigos, não é mesmo?!

"O julgamento que exprimo com meu olhar, reflete a realidade interior que estou vivendo." 

Isto acontece porque quando não estamos bem, quando estamos sendo agredidos, quando estamos feridos e nosso interior, nosso coração, está machucado por tudo o que as dificuldades e realidades, nos proporcionam, ou simplesmente não estamos sendo, ou nos sentindo amados, é uma tendência humana vermos e julgarmos negativamente as situações e as pessoas.
Ajudai-me Senhor para que meus olhos sejam misericordiosos... Para que eu não julgue pelo que vejo, pois se meu coração estiver ferido, verei todas as situações 'feridamente'.
Justamente onde e quando, devemos exercitar a misericórdia, e que acabamos exercitando a justiça, o julgamento, a condenação e a execução das pessoas e das situações.

"Ó meu Jesus, quando seremos capazes de olhar as almas por motivos mais elevados? Quando é que serão verdadeiros os nossos juízos? Vós nos dais a possibilidade de nos exercitar em atos de caridade, e nós nos exercitamos em julgamentos.' (D. 1269)

Com é difícil suportar sofrimentos, principalmente os injustos. Nosso interior se revolta, se indigna, e nossos sentimentos começam a fazer um barulho tremendo e acabam nos controlando, de modo que não conseguimos sequer olhar, se quer permanecer no mesmo local dos nossos agressores.

Com esses anos de caminhada aprendi que os sofrimentos são um sinal de que Jesus está comigo, me amando, me formando sempre para algo maior, e que só vou aprender a ser boa com Aquele que é a pura Bondade, que com os seres humanos só vou aprender o modo como não devo agir, nem ser.
Bom, vou caindo e levantando, mas crendo sempre no Poder de Jesus que me resgata, que me ama, que não me despreza, que está sempre ao meu lado me ouvindo e falando comigo, principalemente quando ninguém mais faz isso.

Talvez voce esteja vivendo uma realidade semelhante.
Reflita em oração sobre as realidades e as exponha ao senhor Jesus, silencie, ponha um sorriso no rosto e siga, com os olhos fixos Nele, só Nele, em mais ninguém...

Transformai os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, as minhas mãos, meus pés, meu coração em Misericórdia. Transformai-me toda em Vós, porque Vos tudo podeis...

Lutando
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Carta da CNBB aos fiéis sobre Dilma

 
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta em 21 de julho último na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. A grande imprensa noticiou. Leia a carta na íntegra:

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Com essa frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isso a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de "Deus" não seja manipulado ou usurpado por "César" e vice-versa.

Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.

Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos 
(PNDH3), através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que -por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens- denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus, como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender.

A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto (confira-se Ex. 20.13;  Mt 5.21).
 

Isso posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam.

Evangelizar é nossa responsabilidade, o que implica anunciar a verdade e denunciar o erro, procurando, dentro desses princípios, o melhor para o Brasil e nossos irmãos brasileiros e não é contrariando o Evangelho que podemos contar com as bênçãos de Deus e proteção de nossa Mãe e Padroeira, a Imaculada Conceição".

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini
 
 ... a Ele nós sirvamos sem temor, em santidade e em justiça diante dele
    enquanto perdurarem nossos dias.


Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia, a favor da vida e da família.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ainda gotejando o Diário de Santa Faustina


 
"Ó meu Jesus, quando seremos capazes de olhar as almas por motivos mais elevados? Quando é que serão verdadeiros os nossos juízos?Vós nos dais a possibilidade de nos exercitar em atos de caridade, e nós nos exercitamos em julgamentos. Para verificar se está florescendo o amor a Deus numa casa religiosa é preciso perguntar como é que são tratados os doentes, aleijados e inválidos."
(Diário de Santa Faustina nº 1269)



Eliane Ancillotti.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Gotas do Diário de Santa Faustina

   
"O Espírito de Jesus é sempre simples, bondoso, sincero. 
Toda maldade, inveja e inimizade, encobertas com o sorriso da amizade, são como astutos diabretes.
Uma palavra severa, mas decorrente dum amor sincero, 
não fere o coração" 
(Diário nº 633)

Tentando caminhar, procurando na simplicidade o essencial...

Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia




terça-feira, 7 de setembro de 2010

A pessoa é o mais importante.

 
"Só nos apercebemos do valor das pessoas no momento em que surge a ameaça de os perder."

Li esta frase esta manhã e diante de uma realidade que vivi ontem, percebo que ela está cheia de verdade.
No mundo moderno as pessoas tem cada vez mais perdido seu valor umas paras as outras.
O que vale é o quanto aquela pessoa é interessante para voce. O quanto ela, ou ele, pode te ajudar a chegar onde voce quer; até onde ela pode te ajudar no crescimento de seus negócios e por aí vai...
É triste mas é verdade.
O valor do outro não está no que ele é, mas no que ele produz. Se produz muito, o quero do meu lado; se não, o afasto de mim descaradamente. E durante anos as pessoas tem sido profundamente feridas, tanto no seu local de trabalho, em casa, na paróquia, etc... E quem está ferido, acaba também ferindo! 
E o que temos são pessoas desvalorizadas, incapacitadas, feridas na sua própria dignidade, distantes do projeto inicial de Deus, carentes de amor, de abraço, de afeto.
A velocidade deste mundo instantâneo, acaba nos absorvendo de uma tal maneira, que mesmo que o critiquemos, acabamos 'respondendo' a ele. 
Um mundo globalizado, porém alienado. 
Um mundo que se expande em detrimento do outro
Um mundo de pensamentos tacanhos, pequenos...
E podemos fazer uma analogia, uma comparação com nossa vida pessoal, pois o que vivemos de forma globalizada, acabamos trazendo para dentro da nossa casa, paróquia, comunidade, etc.

Os ensinamentos de Jesus Cristo, vem para nos conduzir para o contrário disto tudo.
O alvo de Jesus era a pessoa como um todo, sempre a pessoa, e não as estruturas.
Mesmo que Jesus estivesse indo para um lugar, realizar algo, ensinar algo, Ele se detinha quando via algum sofredor, algum doente, ou quando alguém o solicitava; Ele queria reerguer o homem em sua dignidade de filhos de Deus.
E aí estava o grande ensinamento: de nada adianta tanto trabalho, o organizar as estruturas, se não for em favor das pessoas, se não conseguimos olhar para aqueles que caminham conosco ou que encontramos pelo caminho. Por isso que muitas estruturas falham, grandes empreendimentos não vão adiante.
O Papa João Paulo II, na Dives in Misericordia escreve: 'A Misericórdia torna-se assim, um elememto indispensável para dar forma às relações mútuas entre os homens, em espírito do mais profundo respeito por aquilo que é humano e pela fraternidade recíproca (DM 14 pág 71)

Precisamos rever o modo como nos relacionamos com as pessoas que estão ao nosso lado, à luz da Misericórdia, à luz da pedagogia de Jesus, e não segundo o modo como entendemos correto.

Não espere perder as pessoas que estão ao seu lado em casa, no trabalho, na paróquia, amigos, na comunidade, para conhecer seu valor, para saber a importância delas na sua vida. 
Faça por elas enquanto elas estão por aqui. Esteja com elas, ame, chore, sorria, até brigue, se reconcilie, mas juntos sempre...
Sei que esta atitude exige renúncia, e que renunciar é algo difícil, mas peça a graça de Deus para que voce possa ser de VERDADE um RAIO DA MISERICÓRDIA na vida dos outros.

'Todas as vezes que fizeste isto para um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizeste' (Mt 25,40)

Este texto e a minha oração, dedico a dois amigos e irmãos de missão.

Eliane Ancillotti
Buscando ser Anunciadora da Misericórdia



quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Setembro: mês dedicado a Bíblia Sagrada




Penso que avaliar a veracidade da palavra de Deus não se faz necessário entre nós católicos.
Sabemos que a Palavra se fez carne e habitou entre nós.
Jesus o Verbo Encarnado. A Promessa do Pai.
Percebo que se faz necessário a leitura orante da Palavra de Deus, para que à  Luz do Espírito Santo possamos entendê-la e colocá-la em prática.

Nós na Comunidade Anunciadores da Misericórdia temos como um dos pontos da Regra de Vida, o Estudo Bíblico Diário, de pelo menos 30 minutos. Partilho que a princípio tive dificuldades, mas hoje a leitura orante da Palavra de Deus é algo essencial e indispensável.

Me recordo agora de uma música que Padre Ademar E. Pimenta sempre canta:

"Tua Palavra é luz no meu caminho,
 luz no meu caminho
 Tua Palavra é..."


Aproveite este mês de setembro para se aproximar mais da Palavra de Deus, desta leitura orante. Clame a ajuda do Espírito Santo, Ele certamente virá em seu auxílio.



Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia