quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sabedoria...



"Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência"
(Augusto Cury)


Como é complexo para o ser humano reconhecer seus erros, suas falhas, suas deficiências...
Tenho experimentado essa verdade libertadora: sou falha, erro!
Não que esse conhecimetno me permita continuar errando desvairadamente, mas a liberdade da que falo é aquela que me faz ver que sou capaz de errar e sou capaz de acertar, e mais ainda: sou capaz de me corrigir e mudar, e que Deus sabe disso e me ajuda sempre.
A grande tentação é ver somente os inúmeros erros dos outros.
O outro erra, eu não, eu sempre busco dar um jeitinho de culpar alguém, desde que não seja eu! Errei porque 'fulano' errou primeiro! Que tristeza, que pequenez...
O mesmo acontece quando sei que falam de mim pelas costas: fico brava, digo que é fofoca, maledicência, quero tomar satisfação, e por aí em diante. Porém quando sou eu que falo dos outros pelas costas não é fofoca, é partilha! Francamente...
Vamos refletir sobre essa realidade à luz da experiência com a Misericórdia de Deus, que diz que a minha miséria é matéria prima para que haja misericórdia. Se não há matéria prima, se não há esta ou aquela miséria, não se faz misericórdia.
Plante as mais belas sementes, vá ao espelho de sua alma, interiorize-se, busque perceber suas falhas, seus fracassos, reconheça-se e se exponha a Deus em oração.
Viva essa experiência misericordiosa e libertadora.

Partilhe.
Abraços fraternos
Eliane Ancillotti
Filha da Misericórdia

 



domingo, 17 de outubro de 2010

Eleve seus braços e bendiga a Deus.



"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra." (2Tm 3, 16)


Quero Bendizer ao Senhor neste domingo nas Suas Sagradas Escrituras.
A Liturgia hoje vem nos ensinar o valor, o poder  e a necessidade da vida de oração. 
É certo que para alguns, manter uma regularidade na vida de oração é fruto de muita luta, tanto quanto a qualidade desta oração. Porém ambas, regularidade e qualidade, ficam por conta da abertura que dou ao Espírito Santo de Deus.
Bom, nos que diz respeito a regularidade sim, é importante partilharmos.
Tenho vivido uma experiência de oração muito interessante, porém nada fácil: a oração na aridez!
Rezar quando tudo vai bem é uma maravilha, é fácil, tudo flui como deve ser, as palavras são doces, voce sente a presença de Jesus ao seu lado, voce vê diariamente o fruto desta oração, mas quando chegam as dificuldades, a luta que ninguém vê, as dores que só voce sente... Nossa, parece que vamos enlouquecer não é?!
Pois, eu vivi isto esses últimos dias e ainda estou me reerguendo.
Mas te garanto que o que me manteve e me mantém é a oração. Todas as questões que vivemos são sempre entre nós e Deus, será sempre entre voce e seu Senhor.
No livro do Êxodo 17, 8-13, vemos que na luta contra os Amalecitas a vitória chegou pois Moisés se manteve de braços erguidos ao céu, com a ajuda de Aarão e Ur que mantinham seus braços esqguidos quando as forças físicas de Moisés findavam.
Manter os braços erguidos significa estar com o coração, mente e atenção voltados para o Senhor que criou o céu e a terra (Salmo 120), significa estar em oração. E mesmo quando nosso espírito desejar continuar em oração mas nosso corpo não aguentar mais, podemos nos manter firmes com a ajuda daqueles que estão do nosso lado, que muitas das vezes, mesmo em silêncio veem nosso sofrimento e sustentam nossos braços esguidos ao céu.
A experiência do Rosário de Nossa Senhora rezado diariamente, tem me dado a certeza de que Maria a Mãe de Jesus está segurando meus braços erguidos ao Senhor Jesus,.
Ela tem me segurado mesmo, e me permitiu saber disso em uma pregação de Padre Antonio Aguiar em uma missa na Casa da Misericórdia, no dia de Nossa Senhora do Rosário. Maria me entregava uma flor, uma rosa, o rosário, para que o 'utilizando' (rezando), conseguisse a vitória naquela minha luta, que aparentemente eu  travava sozinha.

A Palavra de Deus nos ensina, nos corrige, nos educa para que sejamos perfeitos e qualificados para toda boa obra. Lembro que na última postagem eu partilhava que já na 4ªf (13 de out) o Senhor já partilhava comigo o Salmo deste domingo (120). Bendito seja Deus por isso e por muito mais!

"E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar?" 
(Lc 18,7)

Seja qual for a situação que voce esteja vivendo, levante seus olhos, seus braços, seu coração, seus pensamentos para o céu, para o Senhor e grite por socorro, grite por Ele. De coração sincero, reconhecendo se voce errou, se declarando fraco (a), dependente, e se for o caso, desesperado (a). Mas o que vai mesmo importar é a fé que voce traz em seu coração, a fé que voce transporta para esta oração. 
Voce ouvirá a resposta de Deus; Ele não tardará, nem falhará.
Desde ja agradeço as pessoas que sei que rezaram e  rezam por mim.
Peço perdão as que feri, as que magoei, as que decepcionei...
Perdoem minha fraqueza, prometo me esforçar.
Aguardo seu comentário, sei que voce tem algo a acrescentar a esta partilha.
Um Santo domingo, de braços erguidos para o Senhor Jesus, Todo Misericordioso.

Eliane Ancillotti
Filha da Misericórdia











quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rezando, vivendo e aprendendo


Enquanto eu rezava o Terço da Misericórdia o Senhor me trouxe dois salmos diante de situações que Lhe apresentei em oração: primeiro o 120 (Deus guarda do seu povo) e depois o 39 (Ação de Graças e súplica).
O Salmo 120 - Para o Monte levanto os olhos, de onde me virá o socorro? O meu socorro virá do Senhor criador do céu e da terra. Ele não permitirá que meus pés resvalem, não dormirá aquele que te gurada...
O Salmo 39 - Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele se inclinou para mim, ouviu os meus brados, tirou-me de um fossa mortal, de um charco de lodo, assentou-me os pés numa rocha, firmou os meus passos...
Fiz destes salmos a minha oração de maneira profunda e intensa durante o terço.
E estando no site da Canção Nova, tive ascesso a esta homilia de Padre Pacheco:
"Não tenhamos medo de nos apresentar como somos diante dos outros, a começar diante de Deus. Aliás, o grande filtro, capaz de filtrar os nossos relacionamentos, se realiza quando nos apresentamos por inteiro diante de quem se aproxima de nós; nesse momento, só fica ao nosso lado quem nos ama. O resto, some! "

Qual a relação?

No Terço da Misericórdia falei com Jesus abrindo inteiramente meu coração: o que tenho vivido, minhas tristezas, decpções, solidão, lutas pessoais, desânimo. Falei para Ele o quê e quem feriu meu coração, falei de coisas que hoje não posso nem pensar em falar com aqueles que estão a minha volta, porque certamente eu seria presa, julgada, condenada e executada! 
Quando me mostro como sou e como estou, despida de hipocrisias, nem sempre sou aceita, melhor dizendo, não sou aceita por ninguém; as pessoas se assustam e somem, se afastam por medo, por covardia, ou por se acharem melhores, sei lá...
Ah, mas com Jesus isso não acontece. Ele hoje me ouviu, falou no íntimo do meu coração, me falou através das escrituras (salmos 120 e 39), me conduziu na oração.
Sofremos porque criamos expectativas demais em relação aos outros e a nós mesmos. 
Deixo de ser quem eu sou, de me mostrar como sou, por medo do que vão pensar, de como vão me tratar.
Jesus não, Ele me acolhe como sou e como estou (sim porque existem coisas que não 'são em mim', mas 'estão em mim').
É como disse o Padre Pacheco: "O grande filtro, capaz de filtrar os nossos relacionamentos, se realiza quando nos apresentamos por inteiro diante de quem se aproxima de nós; nesse momento, só fica ao nosso lado quem nos ama. O resto, some!"
 "A hipocrisia é a pior doença que existe, pois ela desfigura, arranca a identidade mais profunda do ser humano; a pessoa deixa de viver e de ser o que ela é para viver a vida e a vontade dos outros; ela nunca é livre! É escrava de tudo e de todos."
Seja quem voce é, seja transparente, não esconda suas emoções, suas moções, seus sentimentos, por conta do medo de ser rejeitada pelos outros. Deus te fez livre! Quando for rezar, reze com transparência, com clareza, fale com Deus, chore com Ele, até reclame com Ele se for necessário, porque Ele te entende, e quer te ouvir!
Mas NUNCA se esqueça da caridade, do amor com que Deus te ama e pede de voce.
Pague o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas não  deixe de lado a justiça e o amor de Deus. Nós devemoss praticar isso, sem deixar de lado aquilo. (Lc 11,42)
Sei que não é fácil, sei mesmo, mas em Deus nós conseguiremos.
Ele nos ama, nos acolhe; a Ele podemos apresentar nossas feridas, entregar as nossas vidas, e só Nele encontraremos refúgio, a proteção.
Só Ele firma nossos passos, assenta nossos pés na rocha.
"Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor e não segue os idólatras e os apóstatas" (Sl 39, 5)

Não se esqueça de rezar todos os dias, as 15h em ponto o TERÇO DA MISERICÓRDIA, e reze também, com a mesma intensidade o ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA.

Rezando, vivendo e aprendendo.

Eliane Ancillotti
Filha da Misericórdia






terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia de Santa Faustina Kowalska - 5 de outubro de 2010


Hoje comemoramos Santa Faustina Kowalska, a Secretária da Misericórdia.
Ao escrever sobre ela, sou tentada a escrever o que muitos já escreveram: quando nasceu, onde, como foi sua vida familiar, etc. Mas essa parte de sua vida voce encontra em qualquer site de busca com muita facilidade. 
Quero falar sobre a minha experiência pessoal com esta religiosa,  secretária e apóstola da Misericórdia.
Há alguns dias atrás iniciei a leitura de um livro entitulado: "Na escola de Misericórdia de Santa Faustina", onde percebi mais de perto que o centro da espiritualidade desta irmã era o mistério da Misericórdia de Deus.
Segundo Santa Faustina, praticar atos de misericórdia para com o outro, nada mais é do que compartilhar da misericórdia de Deus que flui sobre o mundo através de pessoas misericordiosas. Pois Ele em Sua Vontade deseja se utilizar de pessoas, falhas e limitadas, para dispensar sua Misericórdia.
Ela desejava que esta misericórdia passasse através de seu coração e de sua alma, para o coração e alma dos seres humanos que cruzassem sua história, e até mesmo para aqueles que ela nem sequer conhecia. O seu maior desejo era aproximar os filhos e filhas de Deus de Sua Infinita Misericórdia.
Lendo o Diário escrito por ela, cada vez mais me encanto com seu modo sincero e transprente de lidar com Seu Senhor, aquele que tudo vê, tudo sonda. Percebo também, o quanto estou distante deste modo de vida de Santa Faustina, mesmo me entitulando uma 'Anunciadora da Misericórdia'!!!
Ela  viveu dentro do convento inúmeras situações difíceis quanto a sua saúde, mas principalmente quanto ao convívio com as outras religiosas: julgamentos, críticas, crueldades, indiferenças, desprezos, mas em nenhum momento revidou, em nenhum momento precisou se desculpar por ter reagido na mesma 'moeda' com as irmãs; antes, ela se derramava diante de Jesus Misericordioso declarando sua miséria e desejava ser um tapete, onde as irmãs pudessem limpar os pés! Vejo que Santa Faustina, entendeu de verdade o mistério da Misericórdia, ela não brincava de ser misericordiosa quando lhe era conveniente...
O que mais me impressiona neste livro são os testemunhos de algumas irmãs sobre seu modo de ser (talvez até de irmãs que a humilhavam e que agora testemunham em seu favor!). Transcrevo um deles agora:
"Irmã Faustina realizou atos de misericórdia - recorda uma das irmãs - tendo um cuidado especial com os pobres, oferecendo assistência no portão do convento; ela sorria e tratava a todos com bondade, não deixando ninguém sair sem algum tipo de assistência. Quando os responsáveis pela cozinha começavam a perder a paciência com ela, falando que ela fica vindo com potes e panelas sem fim, ela respondia que os pobres são como o próprio Jesus, para quem  a pessoa não pode recusar um bocado de comida"

Santa Faustina com sua história de vida, me faz acreditar que é possível ser misericordiosa: minhas misérias eu as derramo em Jesus e para Jesus, para o outro preciso ser sorriso, consolo, força, serva. Comigo preciso ser exigente, mas com o outro, compassiva, misericordiosa e paciente

Estou na escola de Misericórdia de Santa Faustina e clamo sua intercessão, hoje mais do que nunca. Que ela possa me ensinar a viver como Jesus Misericordioso deseja.

"Desejo transformar-me toda em Vossa misericórdia, para tornar-me o Vosso reflexo vivo, ó meu Senhor! Que a Vossa misericórdia, que é insondável e de todos os atributos de Deus o mais sublime, se derrame do meu coração e da minha alma sobre o próximo" (Diário 163)


Santa Faustina, rogai por nós!

Eliane Ancillotti
Na escola de Santa Faustina



segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Pérolas...


 Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar. 
Amamos as coisas e usamos as pessoas!


Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia