domingo, 27 de fevereiro de 2011

Deus me ama


 
As leituras da liturgia deste domingo mexeram muito comigo!
Ao ouvir a 1ª leitura percebi Jesus falando comigo em resposta as minhas recentes conversas com Ele.
 Leitura do Livro do profeta Isaías:
"
Disse Sião: “O Senhor abandonou-me, o Senhor esqueceu-se de mim!” Acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, eu, porém, não me esquecerei de ti. (Isaías 49, 14 - 15)
Em meu testemunho de vida, passei algum tempo achando que Deus havia me esquecido, que por conta de meus pecados, Ele havia desistido de mim, ou me deixado de lado, de molho sabe?!
Mas bastou um pedido de socorro e Jesus veio ao meu encontro. Bastou que eu reconhecesse a minha miséria, para Ele se mostrar para mim, e modificar o rumo de tudo.
Recentemente, este sentimentos voltaram ao meu coração. Me senti abandonada por Ele e pagando por erros que cometi, e até por erros que não cometi, mas que foram lançados sobre mim e os quais absorvi.
Me senti fragilizada ao ver uma série de dificuldades me atingindo justamente neste momento.
A tentação de pensar que Deus estava me punindo chegou como mar agitado que bate na rocha.
Me assustei, chorei, em alguns momentos (mesmo que sem exteriorizar!) me faltou fé, fiquei como se tivesse levado um 'caldo' do mar.
Por isso partilho contigo que esta leitura de hoje, mexeu comigo.
Há, aproximadamente 7 anos atrás, eu tive a Graça de clamar auxílio Divino e ser atendida, e experimentei um Deus Misericordioso e Amoroso, não um Deus que iria me castigar por pecados do passado.
Vivi momentos de grande ausência de Deus. Eu O havia abandonado, eu que saí de perto Dele. Eu que deixei de rezar, eu que deixei de ir a missa, de me confessar, de comungar.
Mas naquela noite como o filho pródigo, cheguei esfomeada, suja, cansada, doente, desprovida de tudo e de todos, e clamei Misericórdia, pedi que Ele 'fizesse um esforço' e se lembrasse de mim!!!
A Mão de Jesus desceu sobre mim, e me retirou da escuridão, deu-me mãos e voz de profeta, deu-me um coração adorador.
Ainda hoje, todos os dias e momentos clamo: 'Misericórdia de mim Senhor, pois sou pecadora', busco reconhecer meus erros, me avaliar, me revisar sempre, para que a tentação de me achar a azeitona de empada, não me afaste da Misericórdia de Deus.
Acontece que quando estamos bem, quando nada nos acomete, é muito mais fácil se sentir amada por Deus. Pois encaramos que Deus nos proteje, nos defende dos males, que estes não nos alcançam pois Deus os impedem.
Mas o fato é que essas dificuldades surgem sim, em ciclos, ou como avalanches, para nos fazer melhor, para termos mais fé, mais confiança em Deus. Não dê vazão aos sentimentos de medo, de solidão, de abandono, nada disso vem de Deus, mas podem controlar suas atitudes ou a falta delas.
Sim Ele nos defende na alegria, mas principalmente, nas dores, nas lutas, porém é necessário o esforço de permanecermos ao lado Dele. Como? Através da oração, da Adoração, da Eucarístia, da Palavra, do jejum.
Por muitos momentos Santa Faustina não sentia a presença de Deus, mas Ele dizia a ela que justamente nestes momentos, é que Ele se fazia mais presente ao lado dela.
Mesmo que voce não sinta a presença de Deus ao seu lado permaneça em ORAÇÂO.
Faça a experiência do SANTO ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA, DO TERÇO DA MISERICÓRDIA, DO OFÍCIO DA IMACULADA. Peça ajuda a Nossa Senhora que te ajude a permanecer com seu Filho Jesus.

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 4, 1-2:
Irmãos: Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam FIÉIS.
A Graça da fidelidade e da confiança nos farão crer no Amor incondicional de Deus para conosco.

Deus ama voce.

Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Espero...

"Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho". 
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo
."



Ame, permitindo que outros se sintam amados por voce. 
É triste saber que geramos desamor ao invés de amor, é contratestemunho de fé.
Hoje fiquei muito triste por me conscientizar desta verdade no olhar de uma outra pessoa, ou melhor, na ausência de olhar. Muito triste.
Espero ser perdoada. 
Agradeço a Martha Medeiros por tão exata descrição.

Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ser


Sou o que Deus pensa de mim.
Frase bonita, cheia de significado, de peso.
Não sou aquilo que os outros pensam de mim, não sou o que DIZEM de mim, não sou 'assim ou assado' porque faço ou fiz, 'isso ou aquilo outro', não sou a opinião dos outros: SOU O QUE DEUS PENSA DE MIM.
Sim, hoje sofro consequências de escolhas que fiz, de decisões que tomei, de lutas que travei;, um quadro de mim foi pintado, é o risco que todos correm por lutarem por aquilo em que acreditam. Eu lutei porque acreditei, quem me conhece bem sabe que me envolvo 100% nas atividades que me são propostas, porém hoje puxei o freio de mão.
Me recordo de um trecho do Diário de Santa Faustina (890) onde ela diz assim: 
"A alma compreende que há momentos de descanso e momentos de luta. Por sua vontade, ela estaria sempre com Deus. Essa alma é como um cavaleiro, exercitado na luta: percebe de longe onde está escondido o inimigo e está pronta para a luta. Ela sabe que não está sozinha, Deus é a sua força"
Me sinto exatamente assim!
Toda batalha precisa ter uma estratégia, um rumo, uma direção. Basta pegarmos exemplos da Palavra de Deus, um bem forte e marcante foi a batalha em Jericó onde muita coisa foi dita e pensada tanto do povo Hebreu quanto dos habitantes de Jericó, o que gerou medo, apreensão, apatia, entre outros sentimentos tanto de um lado quanto do outro. Mas no final de tudo o grande vencedor foi Deus, forma aqueles que cofiaram Nele.
Aparentemente, para o povo Hebreu, a batalha parecia perdida. Mas não foi o que aconteceu.
Enfim, o que quero dizer é que nossa visão humana é muito limitada, imediatista, e guiada na maioria das vezes, por sentimentos/ressentimentos.
Sou o que Deus pensa de mim.
Voce é o que Deus pensa de voce.
Talvez nem voce se conheça tão bem quanto Deus te conhece, mas seja aquilo que voce pode ser hoje. Não deixe de SER por medo da crítica, por medo do julgamento. A crítica e o julgamento só poderão influenciar nosso modo de SER, se forem construtivas, se forem feitas para edificar e não para DESTRUIR. Não lance, nem permita que lancem máscaras sobre voce!

Com certeza voce já passou por muitas situações que foram alterando seu modo de ser e de agir, e olhando para trás voce vê que deu autoridade a quem não tinha e que ao arrancar o joio, muito do que era o trigo se perdeu. Recupere o trigo perdido, peça a Deus que restitua em sua vida o que pela projeção de outros, voce deixou se perder. E veja bem, foi voce que permitiu entende?! Talvez tenha faltado experiência e/ou discernimento.
Voce é o que Deus pensa de voce.
Eu sou o que Deus pensa de mim.
Quero descobrir o que Ele pensa de mim no momento, para depois poder descobrir o que Deus pensa do outro que está ao meu lado.

Abraços fraternos
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia



 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O ser humano.

 
O ser humano sempre procura, mesmo que involuntariamente, pôr a culpa em alguém por tudo aquilo que lhe acontece de ruim. Se erra, na maioria das vezes, é porque outra pessoa errou por primeiro. 
Fazendo meu estudo ontem me deparei com nossos primeiros pais, Adão e Eva. Ao desobedecerem a ordem dada pelo Senhor de não comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, caso contrário morreriam, e ao serem questionados por Ele, Adão culpou a mulher e a mulher culpou a serpente. Sempre o outro e não eu!
No Evangelho Ele dizia que todo tipo de maldade, a partir deste dia, passou a habitar no coração do homem, a tão famosa concupscência: MÁS INTENÇÕES, IMORALIDADES, ROUBOS, ASSASSÍNIOS, ADULTÉRIOS, AMBIÇÕES DESMEDIDAS, MALDADES, FRAUDES, DEVASSIDÃO, INVEJA, CALÚNIA, ORGULHO, FALTA DE JUÍZO. Todas essas coisa más saem de dentro e são elas que tornam o homem impuro. Então, a responsabilidade dos meus atos são meus, sejam eles bons ou não! 
As vezes uma situação terrível se instala ao nosso redor por responsabilidade nossa mesmo. Avalie.
Nos dias de hoje vemos todas essas coisas más acontecendo, pela TV, no local de trabalho, na escola, na faculdade, na Paróquia e por aí em diante...
Como agir? Como posso não dar vazão a estas coisas? Como pagar o mal com o bem?
Como devo agir diante de uma injustiça, diante de más intenções, de ambições desmedidas?
Como agir quando vejo fraudes, inveja, calúnias, fata de juízo, imoralidades, acontecendo bem diante dos meus olhos?!
Como não me igualar a estas coisas más?!

O Senhor me recordava das obras de Misericórdia Espirtuais:

1 Dar bom conselho
2 Instruir os menos esclarecidos
3 Corrigir os que erram
4 Consolar os aflitos
5 Perdoar as injúrias
6 Suportar com paciências as fraquezas do outro
7 Rezar pelos vivos e pelos mortos

E das obras de misericórdia Corporais:

1 Dar de comer a quem tem fome
2 Dar de beber a quem tem sede
3 Vestir os nús
4 Acolher os peregrinos
5 Visitar os doentes e encarcerados
6 Libertar os cativos
7 Sepultar os mortos
Some a estas obras os 10 Mandamentos da Lei de Deus, e tenho certeza que nós erraremos bem menos. Vamos aos poucos no divinizando; o que há de Deus dentro de nós falará mais alto. 
Clame o Espírito Santo em todos os momentos de sua vida e de modo particular com mais intensidade quando, voce estiver sendo instrumento impuro, ou ver outra pessoa se deixando levar pelas concupscências.
Entregue seu coração a Nosso Senhor Jesus Cristo, do jeito como se encontra no dia de hoje

Leia Carta de São Paulo aos Gálatas 5, 19 e seguintes, e observe a descrição das obras da carne e das obras do Espírito Santo.
Se avalie, não pense, julgue ou se lembre de outra pessoa, mas sim de voce mesmo (a).
O Senhor completará em nós, tudo o quanto nos falte.

Abraços Fraternos
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia.


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

  

 
  Hoje no Grupo de Oração das Mães (Toda 2ªf as 14h na Casa da Misericórdia 21 2604-8744), pedimos muito para que o Senhor nos permitisse observar os momentos onde Ele mesmo nos exercita nas virtudes como paciência, perseverança, fidelidade, caridade, misericórdia. Falávamos que as dificuldades que nós vivemos e que vemos nossos filhos viverem, as lutas, as tribulações, nada mais são que oportunidades que o Senhor nos dá de nos exercitarmos.
  Pois é, logo que acabou o Grupo de Oração Ele me apresentou uma situação onde vou ter que me exercitar na paciência, na coragem, na força, na oração. Fui tentada a ficar brava com Jesus, a dizer a Ele que não estava entendendo. Me deu uma vontade enorme de chorar, mas as lágrimas não desceram. Fui controlada por Ele mesmo, como que dizendo que vem aprendizado com esta dificuldade.
  Hoje entendi um pouco o sentimento do Coração de Jesus com relação a nós, seus filhos e filhas.
  Não é tarefa fácil saber que um filho sofre ou vai sofrer, seria melhor que fosse conosco.
  Já havia comemorado uma vitória em Deus e a impressão que eu tive foi de ter dado passos para trás sabe?! Sensação horrorosa, desestimulante, frustrante.
  Não vou partilhar esta situação claramente com voce, pois diz respeito a outras pessoas; partilho o sentimento, a experiência.
  Faço agora um esforço enorme para não desanimar, para continuar acreditando, perseverando na oração.
  Quis trazer para este espaço esses meus sentimentos (apesar de ainda não conseguir expressá-los com exatidão!), pois além do desabafo, pensei que muitos vivem isto em inúmeras áreas da vida e que partilhando nos ajudamos mutuamente.

 O Senhor me disse através do Diário de Santa Faustina 548: "Minha filha, garanto-te recursos de que viverás. A tua obrigação é confiar totalmente na Minha Bondade, e a minha é dar-te tudo de que necessitas. Eu mesmo faço-me dependente da tua confiança; se ela for grande, a minha generosidade não terá limites"

Ele permite a dificuldade, Ele mesmo dá condições de subsistência e de vitória. Basta confiar Nele totalmente.


Abraços Fraternos
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia