“Depois de sofrerem um pouco, o Deus de toda a Graça, aquele que os chamou em Cristo para sua Glória eterna, Ele os restabelecerá, firmará e fortalecerá, e fará com que vocês sejam inabaláveis”
(1 Pe 5,10)
Muitas das vezes queremos entender as situações que vivemos. Não as boas, alegres e agradáveis, mas aquelas que nos são dolorosas, que nos ferem, que nos tiram do eixo.
Esses dias presenciei uma situação desagradável e tentei me colocar no lugar da pessoa (tenho feito esse exercício com frequência!), me fez refletir mais uma vez sobre como devo reagir aos dissabores da vida.
As vezes parece que tomamos um 'caldo', um 'caixote' de uma onda na praia. Nos vemos cheios de areia, soterrados, tontos com a queda e com o barulho que fez a onda forte, nem sequer conseguimos nos manter de pé, não é assim???? Mas logo, vamos nos erguendo, limpando a areia, nos recuperando, para avaliarmos o que aconteceu, e tirarmos um aprendizado.
Mas o que acontece depois de tudo: voce já não se expõe mais as ondas de qualquer jeito! Passa a chegar na praia, a sentar na areia primeiro, a observar como estão as ondas, e perceber a possibilidade de entrar, ai sim voce entra e aproveita do mar! Mas se percebe que pode levar outro 'caldo', continua na areia e tudo bem! Não é assim?!
Isso é estar vigilantes, atentos, como Jesus nos pede.
Preciso estar atenta ao que os sofrimentos querem me ensinar. Não aos 'por que?', mas ao 'para quê?'.
O Deus de toda a Graça não nos quer sofrendo, Ele não planejou isso. Ele nos pensou para desfrutarmos da terra e de tudo que Ele criou, mas com o pecado que nos afastou Dele, essas situações são necessárias para nos fazer acordar para Ele. Jesus se utiliza dos dissabores para nos chamar de volta.
Lembre-se que Jesus estava sempre com aqueles que mais sofriam.
Voce está sofrendo algum dissabor?
Agressão, indiferença, doença, desunião, desemprego, desesperança, mágoa, ressentimento? Jesus está aí do seu ladinho, querendo te amar, te curar, te levantar e te formar.
Ele quer te tornar inabalável, para quando vier a tentação, voce não caia.
Para quando vier a doença, na sua vida ou na dos seus, voce não se desespere e daí por diante... Ele quer te dar TÊMPERA. Aceite!
Não se deixe dominar pelos sentimentos que envolvem as tribulações, porque senão voce vai acabar deixando de rezar, acaba ficando irritado (a), mal-humorado (a), triste, indelicado (a) com os outros e se ferindo ainda mais, e aos outros.
No Diário de Santa Faustina (1487), Jesus ensina o seguinte: "Ainda que teus sofrimentos sejam os maiores, não percas a tranquilidade de espírito, nem te abandones ao desânimo (...) Desvenda-me todas as feridas do teu coração. Eu as curarei, e o teu sofrimento se tornará fonte da tua santificação".
Ainda na mesma passagem (7º parágrafo), depois dela falar dos sofrimentos, Ele continua: " Filha, é verdade, tudo isso é sofrimento, mas não existe outro caminho para o Céu além do caminho da cruz. Eu mesmo passei primeiro por ele. Deves saber que é o caminho mais curto e o mais seguro"
É aprendizado para voce e para mim.
Nesta Quaresma, vamos aprender a unir nossos sofrimentos aos de Jesus, em favor da Salvação das almas. Mesmo que a primeira alma a precisar ser salva seja a minha, seja a sua.
Abraços fraternos.
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia
Nenhum comentário:
Postar um comentário