sábado, 25 de setembro de 2010

O olho é o espelho da alma.

  

"O julgamento que exprimo com meu olhar, reflete a realidade interior que estou vivendo."

Li um texto formativo esta semana onde esta frase me saltou aos olhos.
Me fez lembrar de uma passagem do Diário, onde Santa Faustina pede ao Senhor que transforme os seus olhos em misericórdia para que ela jamais suspeitasse, tampouco julgasse as pessoas pela aparência externa, mas para que com os olhos curados percebesse a beleza interior dos outros e que pudesse assim ajudá-los. (D 163)
Santa Faustina sabia que esta transformação só poderia acontecer com a Graça de Deus, por isso rezou assim. 
Pois também é um fato que existem pessoas com as quais temos que conviver, seja no local de trabalho, na escola, na faculdade e até mesmo na Igreja, que só com a Graça de Deus. Pessoas que se voce pudesse escolher, não estariam no seu grupo de amigos, não é mesmo?!

"O julgamento que exprimo com meu olhar, reflete a realidade interior que estou vivendo." 

Isto acontece porque quando não estamos bem, quando estamos sendo agredidos, quando estamos feridos e nosso interior, nosso coração, está machucado por tudo o que as dificuldades e realidades, nos proporcionam, ou simplesmente não estamos sendo, ou nos sentindo amados, é uma tendência humana vermos e julgarmos negativamente as situações e as pessoas.
Ajudai-me Senhor para que meus olhos sejam misericordiosos... Para que eu não julgue pelo que vejo, pois se meu coração estiver ferido, verei todas as situações 'feridamente'.
Justamente onde e quando, devemos exercitar a misericórdia, e que acabamos exercitando a justiça, o julgamento, a condenação e a execução das pessoas e das situações.

"Ó meu Jesus, quando seremos capazes de olhar as almas por motivos mais elevados? Quando é que serão verdadeiros os nossos juízos? Vós nos dais a possibilidade de nos exercitar em atos de caridade, e nós nos exercitamos em julgamentos.' (D. 1269)

Com é difícil suportar sofrimentos, principalmente os injustos. Nosso interior se revolta, se indigna, e nossos sentimentos começam a fazer um barulho tremendo e acabam nos controlando, de modo que não conseguimos sequer olhar, se quer permanecer no mesmo local dos nossos agressores.

Com esses anos de caminhada aprendi que os sofrimentos são um sinal de que Jesus está comigo, me amando, me formando sempre para algo maior, e que só vou aprender a ser boa com Aquele que é a pura Bondade, que com os seres humanos só vou aprender o modo como não devo agir, nem ser.
Bom, vou caindo e levantando, mas crendo sempre no Poder de Jesus que me resgata, que me ama, que não me despreza, que está sempre ao meu lado me ouvindo e falando comigo, principalemente quando ninguém mais faz isso.

Talvez voce esteja vivendo uma realidade semelhante.
Reflita em oração sobre as realidades e as exponha ao senhor Jesus, silencie, ponha um sorriso no rosto e siga, com os olhos fixos Nele, só Nele, em mais ninguém...

Transformai os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, as minhas mãos, meus pés, meu coração em Misericórdia. Transformai-me toda em Vós, porque Vos tudo podeis...

Lutando
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário