terça-feira, 7 de setembro de 2010

A pessoa é o mais importante.

 
"Só nos apercebemos do valor das pessoas no momento em que surge a ameaça de os perder."

Li esta frase esta manhã e diante de uma realidade que vivi ontem, percebo que ela está cheia de verdade.
No mundo moderno as pessoas tem cada vez mais perdido seu valor umas paras as outras.
O que vale é o quanto aquela pessoa é interessante para voce. O quanto ela, ou ele, pode te ajudar a chegar onde voce quer; até onde ela pode te ajudar no crescimento de seus negócios e por aí vai...
É triste mas é verdade.
O valor do outro não está no que ele é, mas no que ele produz. Se produz muito, o quero do meu lado; se não, o afasto de mim descaradamente. E durante anos as pessoas tem sido profundamente feridas, tanto no seu local de trabalho, em casa, na paróquia, etc... E quem está ferido, acaba também ferindo! 
E o que temos são pessoas desvalorizadas, incapacitadas, feridas na sua própria dignidade, distantes do projeto inicial de Deus, carentes de amor, de abraço, de afeto.
A velocidade deste mundo instantâneo, acaba nos absorvendo de uma tal maneira, que mesmo que o critiquemos, acabamos 'respondendo' a ele. 
Um mundo globalizado, porém alienado. 
Um mundo que se expande em detrimento do outro
Um mundo de pensamentos tacanhos, pequenos...
E podemos fazer uma analogia, uma comparação com nossa vida pessoal, pois o que vivemos de forma globalizada, acabamos trazendo para dentro da nossa casa, paróquia, comunidade, etc.

Os ensinamentos de Jesus Cristo, vem para nos conduzir para o contrário disto tudo.
O alvo de Jesus era a pessoa como um todo, sempre a pessoa, e não as estruturas.
Mesmo que Jesus estivesse indo para um lugar, realizar algo, ensinar algo, Ele se detinha quando via algum sofredor, algum doente, ou quando alguém o solicitava; Ele queria reerguer o homem em sua dignidade de filhos de Deus.
E aí estava o grande ensinamento: de nada adianta tanto trabalho, o organizar as estruturas, se não for em favor das pessoas, se não conseguimos olhar para aqueles que caminham conosco ou que encontramos pelo caminho. Por isso que muitas estruturas falham, grandes empreendimentos não vão adiante.
O Papa João Paulo II, na Dives in Misericordia escreve: 'A Misericórdia torna-se assim, um elememto indispensável para dar forma às relações mútuas entre os homens, em espírito do mais profundo respeito por aquilo que é humano e pela fraternidade recíproca (DM 14 pág 71)

Precisamos rever o modo como nos relacionamos com as pessoas que estão ao nosso lado, à luz da Misericórdia, à luz da pedagogia de Jesus, e não segundo o modo como entendemos correto.

Não espere perder as pessoas que estão ao seu lado em casa, no trabalho, na paróquia, amigos, na comunidade, para conhecer seu valor, para saber a importância delas na sua vida. 
Faça por elas enquanto elas estão por aqui. Esteja com elas, ame, chore, sorria, até brigue, se reconcilie, mas juntos sempre...
Sei que esta atitude exige renúncia, e que renunciar é algo difícil, mas peça a graça de Deus para que voce possa ser de VERDADE um RAIO DA MISERICÓRDIA na vida dos outros.

'Todas as vezes que fizeste isto para um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizeste' (Mt 25,40)

Este texto e a minha oração, dedico a dois amigos e irmãos de missão.

Eliane Ancillotti
Buscando ser Anunciadora da Misericórdia



Nenhum comentário:

Postar um comentário