terça-feira, 16 de novembro de 2010

Esforça-te!



Estes trechos da 1ª leitura  de hoje (Apocalipse de São João 3, 1-6. 14-22) me chamou atenção, leia comigo:

'1 Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: ‘Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: - Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 2Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que saibas em que hora te vou surpreender!"
"19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te."

Confesso que cheguei a ficar envergonhada diante destas Palavras, como uma criança que faz arte e é pega em flagrante pelos pais. Me vi relamente sendo repreendida pelo Senhor.
A conversão requer esforço da minha parte: ESFORÇO, EMPENHO, COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE. 
É fruto da Graça de Deus associado ao meu esforço humano. Não sou um ser passivo nesta realidade, sou pelo contrário um ser ATIVO.
O Senhor tem percebido a minha conduta e a sua também, não podemos ficar alheios a esta verdade absoluta: o Senhor É por mim, É comigo e É em mim. Sou templo vivo da TRindade Santa.
Diante disso, não posso mais ser como antes de conhecê-Lo, levada ao sabor das ondas, levada pelo modo de pensar e ser dos outros, mesmo daqueles que caminham comigo e aos quais amo. 
Preciso modificar minha conduta, preciso me empenhar em ser de acordo com tudo aquilo que tenho ouvido e aprendido Dele, sem modificar ao meu 'belprazer', ou segundo minhas conveniências.
É, o Senhor hoje vem nos corrigir. Ele corrige e educa aos que ama.(cit.v19) Bendito seja Deus!
Mais adiante Ele continua:
18Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues.

Me reporto ao livro do Eclesiático 2, 1-6


"1 Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação; 2 humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhe as palavras de sabedoria; não te perturbes no tempo da infelicidade, 3 sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida se enriqueça. 4 Aceita tudo o que te acontecer. Na dor, permanece firme; na humilhação, tem paciência. 5 Pois é pelo fogo que se experimentam o ouro e a prata, e os homens agradáveis a Deus, pelo cadinho da humilhação. 6 Põe tua confiança em Deus e ele te salvará; orienta bem o teu caminho e espera nele"

É submetendo o ouro ao fogo que o devolvemos a sua pureza, a sua essência. Assim é conosco, é nos submetendo, é permitindo as lutas, as batalhas, as provações que o Senhor nos 'devolve' a nossa pureza, a nossa essência que é a santidade. Por isso Ele nos aconselha a comprar Dele ouro purificado no fogo.

Bom, quis partilhar estes pensamentos com voce que segue este blog, para que possamos juntos refletir mais e melhor sobre.
Te aguardo.

Tecendo
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia



Nenhum comentário:

Postar um comentário