quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Prevenir é melhor do que remediar. Esforce-se!




Tenho mais de 30 anos e fui criada em uma realidade muito diferente da que vivemos nos dias de hoje. Na época telefone em casa era luxo, computador nem pensar, internet?! Onde a vizinhança era toda conhecida e não tínhamos medo de nos relacionar uns com os outros. Bríncávamos na rua até tarde e nos sentíamos mais felizes, porque nos sentíamos mais livres, podíamos ir e vir.

Já neste dias atuais, tudo está mudado: passamos horas a fio no telefone, na internet, diante da TV, cada um em seu quarto ou em seu cômodo favorito, e não nos reunimos nem para as refeições. Meus filhos não podem brincar na rua, temos hora para chegar em casa, e a sensação é que, nosso direito de ir e vir, nos foi tirado!!

Até nossos relacionamentos se tornaram superficiais, quando não, são inexistentes. Vivemos no medo. Medo do outro, medo de sofrer, medo até de nós mesmos. 
E vivendo em Comunidade, percebi que me relacionar com o outro, me faz crescer, que as arranhaduras que sofremos me fazem uma pessoa melhor. Por isso que Deus ao nos criar, viu que não era bom que o homem vivesse só! Ele nos queria melhor!

Quando me estranho com o outro, passo a conhecê-lo, e o mais importante: passo a me conhecer! E é aí que o 'bicho pega'.
O que faço com o conhecimento de mim mesma, quando me deparo comigo? Quando me encontro com minhas fraquezas e limites? Fugir? Ignorar? Me denunciar? Denunciar o outro?
Ontem, em uma homilia que ouvi, percebi que não posso me desesperar, que tenho que ter paciência comigo, mas que preciso me esforçar para mudar. Não posso me conformar com o que há de limitação em mim.
Na Carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 4, versículo 23-24 diz: " É preciso que voces se renovem pela transformação espiritual da inteligência, e se revistam do homem novo, criado segundo Deus na justiça e na santidade que vem da verdade"

Sou dotada de inteligência e me deparando com minhas fraquezas, tenho que evitar OCASIÕES DE QUEDA; tenho que me renovar, tenho que me esforçar, mas enquanto não tenho esse controle: Sei que caio quando estou ali? Não vou! Sei que caio quando falo com aquela pessoa sobre determinado assunto? Evito falar sobre ele com ela! Sei que em determinadas situações me deixo envolver e caio? Evito aquela situação! Tudo com o auxílio do Espírito Santo de Deus.
O Espírito Santo vai nos formar e, com o tempo e muita dedicação, o controle de mim mesma chegará!!
Então, identifique seus pontos fracos, apresente-os ao Espírito Santo pedindo ajuda, e VIGIE para não cair. Busque a vida interior, busque cuidar da alma com o mesmo zelo que cuida do corpo. Sem medo algum, porque Deus está com voce sempre.
PREVENIR OS ERROS, AS QUEDAS, É MELHOR DO QUE REMEDIÁ-LOS, ESFORCE-SE EM SER UM HOMEM (OU MULHER!) NOVO (OU NOVA)!!!


Estamos juntos nessa.


Abraços fraternos


Eliane Ancillotti
(Consagrada Anunciadora da Misericórdia)





2 comentários:

  1. E o principal: somos dotados da capacidade de fazê-lo, pelo Espirito Santo que nos foi dado. O próprio Deus nos habilita, nos condiciona. A conversão está em agir conforme o Coração de Jesus, não conforme o meu coração.

    Quando Santa Faustina tentou se esmerar em determinado defeito, caiu dez vezes mais que o normal. O Senhor lhe disse: "contaste muito contigo e pouco comigo." Aceite sua limitação, sua miséria e, a partir daí, experimente a ação que é "buscar as coisas do alto."

    ResponderExcluir
  2. LI essas oraçoes sao lindas ! e vc falando da suas lutas, ho LI de agora em diante eu vou intencificar as minhas oraçoes por vc,do fundo do meu coraçao pode contar comigo,eu sempre agradeço a DEUS por vc ter aparecido aí na comunidade e de vc esta sendo o braço direito do nosso querido e amado PADRE ANTONIO AGUIAR, vc e o RENATO .LI eu amo esta comunidade! desde de 2004 minha filha me levou aí nunca mais eu consegui sair desta casa tao ABENÇOADA por JESUS MISERICORDIOSO.A miha história tb foi e está sendo muito difícil, mas com DEUS eu sei que vou conseguir vencer estas dificuldades mesmo minha fé sendo pequena, eu sei que ELE está sempre comigo.LI, só te pesso uma cois, vc que é uma das consagradas reze amiga por mim para que ele me aumente a fé, me dê muita saúde para que eu possa fazertudoque eu poder paraagradeçe-lo por tudo que ELE tem feito na minha vida.Nao estranhe se sair algo errado, mas é porque eu estou meia atordoada com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo.DEPOIS quando surgir uma oportunidade e claro vc tiver tempo eu conversarei com vc. TE desejo tudo de bom, do fundo da minha alma, em nome de DEUS, viu?beijos te gosto de montao, de um beijo nas crianças, dumam com DEUS.

    ResponderExcluir