terça-feira, 20 de outubro de 2009

PARTILHAR



Estou refletindo sobre esta questão no dia de hoje.
Desde que entrei para a vida comunitária, ouço falarem sobre a importância da partilha. " A partilha enriquece a comunidade" / " A Partliha faz com que conheçamos o irmão" / " A partilha permite que saibamos das necessidades do próximo, e rezemos por elas"
E enquanto escrevo este 'post', me vem ao coração o nº 968 do Diário de Santa Faustina onde ela diz: " E percebi que a partir do momento em que Deus me deu o diretor espiritual, Ele não exigiu  que eu falasse de tudo às Superioras, como antigamente o fazia, à excessão do que se relaciona com coisas exteriores. Afora isso, apenas o diretor conhece a minha alma. É uma excepcional graça de Deus ter um diretor espiritual"
Então vejo, que eu devo ter cuidado quando partilho, quando converso com alguém, seja quem for, irmão de comunidade, pessoas que nos procuram em nossas casas de missão, na rua, no trabalho, na faculdade, no trabalho... Pois existem aqueles que usam de maneira indevida o que fora dito por voce.
Uma vez conversando com um padre ele me disse: " Voce não é lixeira, para toda hora estar se tombando e se derramando na frente dos outros. Descubra e preserve o que há de sagrado em voce." Nunca mais me esqueci desta fala, pois foram várias as vezes em que eu, movida pela motivação de conhecer e me fazer conhecer aos outros, falei além do que era devido de mim, e aquilo que era a minha pérola, foi-me devolvido em forma de esterco ("...Não jogueis pérolas aos porcos" - cit.livre). Sofri muito com isso, mas creio que aprendi, a no mínimo, estar mais atenta.
Voce tem um diretor espiritual?? Procure-o, fale com ele daquilo que diz respeito as coisas interiores, as coisas do seu coração, siga suas orientações, dê valor ao que ele te diz, e o mais importante reze por ele do memso modo como voce deve rezar pelo seu Anjo da guarda... É um graça a existência de um diretor espiritual!
Quando não temos e não buscamos um diretor, e estamos cheios de 'coisas' para falar, para resolver, acabamos falando com o primeiro que nos procura, e a experiência me comprova que, na maioria das vezes, em nada ajudam, e ouso dizer, atrapalham nosso caminhar.
Escrevo aqui parcelas de situações que eu vivo, espero que ao ler, possam te ajudar em alguma coisa.


Abraços fratenos,


Eliane Ancillotti
(Consagrada Anunciaodra da Misericórdia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário