domingo, 31 de janeiro de 2010


"AGORA, NÓS VEMOS NUM ESPELHO, CONFUSAMENTE, MAS ENTÃO, VEREMOS FACE A FACE"
(1 Cor 13, 12)

Participei da missa neste domingo na Igreja Matriz de São Gonçalo. Fiquei bem atenta a Liturgia da Palavra e ao final da 2ª leitura, o Senhor me questionou: "O que voce faz nos dias de hoje, na missão, voce faz por amor a Mim?! Ou faz para realização pessoal?! Ou por amor a 'quem'?!"
Vi que o Senhor queria que eu refletisse sobre isso e vou partilhar um pouco com voce.
Percebi o quanto minha visão ainda é confusa e imperfeita. O Amor de Deus chega até nós de várias maneiras: num olhar de uma criança, num abraço, num sorriso, no acolhimento de irmão, na dor... Mas, na vida comunitária, esse Amor é muito sentido de irmão para irmão, entende o que quero dizer?! Por estarmos na missão, dia após dia, criamos vínculos profundos com o irmão e acabamos criando apegos. Deixamos de olhar para Deus e passamos a olhar o irmão, e as vezes, deixamos de olhar para Deus, para o irmão, e passamos a olhar para nós mesmos, para o nosso umbigo!
Começamos a fazer as coisas aguardando reconhecimento, mesmo que digamos que não! Deixamos bem claro aos outros, o quanto me custou aquela tarefa, o quanto tive que me sacrificar para realizar aquela missão, o quanto tem sido difícil viver na comunidade, etc, etc, etc...
E daí, as coisas distorcem de maneira absurda, ao ponto de não nos identificarmos mais com a missão, de não acharmos mais Graça em nada nem em ninguém!!!
Tiramos o nosso olhar de Jesus, perdemos o foco. Passamos a ver mais confusamente ainda, ou melhor, ficamos cegos de vez! E para a cegueira, só um milagre.

"Mas quando vier o que é Perfeito, desaparecerá o que é imperfeito" 
(1 Cor 13, 10)
 
Preciso aspirar dons mais elevados! Não posso perder o foco. Não posso desviar meu olhar de Deus, de Seu Amor que me amou por primeiro.
Preciso dar lugar ao Perfeito, para que tudo que é imperfeito desapareça da minha vida pessoal, familiar e comunitária.
O Amor é paciente, bom, não é invejoso, nem apegado, não é soberbo, nem orgulhoso; não é inconveniente, nem interesseiro, não guarda raiva nem mágoa, não. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo!

Quero estar na minha casa, na missão, no mundo, por amor; amor de decisão, amor de opção, amor de abrangência, não de sentimentos, esse é muito restrito!!

Peçamos que o Amor, nos afaste de todo o desamor, e nos faça pessoas mais elevadas que vivam os dons e carismas, segundo a ação do Espírito Santo.


Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário