segunda-feira, 17 de maio de 2010

Vem Espírito Santo

 
Semana de preparação para Pentecostes!
Estamos aguardando o envio do Espírito Santo de Deus!
E as leituras todas nos favorecem ao encontro com este Espírito.
Em Atos dos Apóstolos 19, 1-8, vemos que existe uma diferença entre receber o batismo de João Batista, que era também chamado de BATISMO DE CONVERSÃO, batismo dos que acreditaram no Messias e  se converteram , e o batismo de Jesus Cristo, o de Pentecostes, o BATISMO DO ESPÍRITO SANTO.
Penso que não seja necessário lembrar que no Batismo que recebemos quando crianças, recebemos o Espírito Santo. A Trindade Santa passa a habitar em nosso coração, nos tornamos Templos do Espírito Santo, Santuários de Deus.
Aqueles discípulos nem sequer sabiam da existência do Espírito Santo, mas acreditaram em Jesus Cristo e se converteram. É claro que, o que ocorreu com a vida deles, foi fruto da ação de Espírito até então desconhecido.
No Evangelho de João 16, 29-33 os apóstolos percebem que o Senhor passou a falar claramente com eles, sem figuras de linguagem , sem parábolas e com certeza seus corações estavam alegres e reconfortados, e a Paz de Jesus habitava neles. Porém, Jesus sabia que viriam momentos de trevas, de noite escura, de pânico... E os adverte: "Credes agora? Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”
O Senhor sabia que eles, e nós, teríamos muitas tribulações na nossa vida; que passaríamos por momentos de dificuldades, de indecisões, de lutas pessoais, momentos onde sozinhos não conseguiríamos ir adiante, por isso ao Ascender aos céus, nos enviou da parte do Pai, o Espírito Santo, de sabedoria, de fortaleza, de coragem, de alegria, de paz... (leia Gálatas 5!)
Tenho feito esta experiência maravilhosa da ação do Espírito na minha vida pessoal e comunitária, e Ele não tem me deixado desamparada. Tenho observado mais as situações e me exercitado na pática dos dons do Espírito Santo, por exemplo, na paciência, na fortaleza, na coragem.

Traga as leituras desta semana que antecede o dia de Pentecostes, para a prática de sua vida. A Palavra de Deus é viva e se atualiza em nós.

Que o céu se abra sobre voce, e que o Pentecostes aconteça em sua vida te dando sabedoria, discernimento, fortaleza, coragem, alegria, paz interior, fidelidade, ousadia...
É o que desejo pra voce e para mim.

Vem Espírito Santo, vem sobre nós, como em Pentecostes possuir o meu ser!
Vem Espírito Santo, como a chuva que lava a terra, vem lavar meu viver!

Abraços fratrenos

Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário