terça-feira, 5 de outubro de 2010

Dia de Santa Faustina Kowalska - 5 de outubro de 2010


Hoje comemoramos Santa Faustina Kowalska, a Secretária da Misericórdia.
Ao escrever sobre ela, sou tentada a escrever o que muitos já escreveram: quando nasceu, onde, como foi sua vida familiar, etc. Mas essa parte de sua vida voce encontra em qualquer site de busca com muita facilidade. 
Quero falar sobre a minha experiência pessoal com esta religiosa,  secretária e apóstola da Misericórdia.
Há alguns dias atrás iniciei a leitura de um livro entitulado: "Na escola de Misericórdia de Santa Faustina", onde percebi mais de perto que o centro da espiritualidade desta irmã era o mistério da Misericórdia de Deus.
Segundo Santa Faustina, praticar atos de misericórdia para com o outro, nada mais é do que compartilhar da misericórdia de Deus que flui sobre o mundo através de pessoas misericordiosas. Pois Ele em Sua Vontade deseja se utilizar de pessoas, falhas e limitadas, para dispensar sua Misericórdia.
Ela desejava que esta misericórdia passasse através de seu coração e de sua alma, para o coração e alma dos seres humanos que cruzassem sua história, e até mesmo para aqueles que ela nem sequer conhecia. O seu maior desejo era aproximar os filhos e filhas de Deus de Sua Infinita Misericórdia.
Lendo o Diário escrito por ela, cada vez mais me encanto com seu modo sincero e transprente de lidar com Seu Senhor, aquele que tudo vê, tudo sonda. Percebo também, o quanto estou distante deste modo de vida de Santa Faustina, mesmo me entitulando uma 'Anunciadora da Misericórdia'!!!
Ela  viveu dentro do convento inúmeras situações difíceis quanto a sua saúde, mas principalmente quanto ao convívio com as outras religiosas: julgamentos, críticas, crueldades, indiferenças, desprezos, mas em nenhum momento revidou, em nenhum momento precisou se desculpar por ter reagido na mesma 'moeda' com as irmãs; antes, ela se derramava diante de Jesus Misericordioso declarando sua miséria e desejava ser um tapete, onde as irmãs pudessem limpar os pés! Vejo que Santa Faustina, entendeu de verdade o mistério da Misericórdia, ela não brincava de ser misericordiosa quando lhe era conveniente...
O que mais me impressiona neste livro são os testemunhos de algumas irmãs sobre seu modo de ser (talvez até de irmãs que a humilhavam e que agora testemunham em seu favor!). Transcrevo um deles agora:
"Irmã Faustina realizou atos de misericórdia - recorda uma das irmãs - tendo um cuidado especial com os pobres, oferecendo assistência no portão do convento; ela sorria e tratava a todos com bondade, não deixando ninguém sair sem algum tipo de assistência. Quando os responsáveis pela cozinha começavam a perder a paciência com ela, falando que ela fica vindo com potes e panelas sem fim, ela respondia que os pobres são como o próprio Jesus, para quem  a pessoa não pode recusar um bocado de comida"

Santa Faustina com sua história de vida, me faz acreditar que é possível ser misericordiosa: minhas misérias eu as derramo em Jesus e para Jesus, para o outro preciso ser sorriso, consolo, força, serva. Comigo preciso ser exigente, mas com o outro, compassiva, misericordiosa e paciente

Estou na escola de Misericórdia de Santa Faustina e clamo sua intercessão, hoje mais do que nunca. Que ela possa me ensinar a viver como Jesus Misericordioso deseja.

"Desejo transformar-me toda em Vossa misericórdia, para tornar-me o Vosso reflexo vivo, ó meu Senhor! Que a Vossa misericórdia, que é insondável e de todos os atributos de Deus o mais sublime, se derrame do meu coração e da minha alma sobre o próximo" (Diário 163)


Santa Faustina, rogai por nós!

Eliane Ancillotti
Na escola de Santa Faustina



Nenhum comentário:

Postar um comentário