quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Rezando, vivendo e aprendendo


Enquanto eu rezava o Terço da Misericórdia o Senhor me trouxe dois salmos diante de situações que Lhe apresentei em oração: primeiro o 120 (Deus guarda do seu povo) e depois o 39 (Ação de Graças e súplica).
O Salmo 120 - Para o Monte levanto os olhos, de onde me virá o socorro? O meu socorro virá do Senhor criador do céu e da terra. Ele não permitirá que meus pés resvalem, não dormirá aquele que te gurada...
O Salmo 39 - Esperei no Senhor com toda a confiança. Ele se inclinou para mim, ouviu os meus brados, tirou-me de um fossa mortal, de um charco de lodo, assentou-me os pés numa rocha, firmou os meus passos...
Fiz destes salmos a minha oração de maneira profunda e intensa durante o terço.
E estando no site da Canção Nova, tive ascesso a esta homilia de Padre Pacheco:
"Não tenhamos medo de nos apresentar como somos diante dos outros, a começar diante de Deus. Aliás, o grande filtro, capaz de filtrar os nossos relacionamentos, se realiza quando nos apresentamos por inteiro diante de quem se aproxima de nós; nesse momento, só fica ao nosso lado quem nos ama. O resto, some! "

Qual a relação?

No Terço da Misericórdia falei com Jesus abrindo inteiramente meu coração: o que tenho vivido, minhas tristezas, decpções, solidão, lutas pessoais, desânimo. Falei para Ele o quê e quem feriu meu coração, falei de coisas que hoje não posso nem pensar em falar com aqueles que estão a minha volta, porque certamente eu seria presa, julgada, condenada e executada! 
Quando me mostro como sou e como estou, despida de hipocrisias, nem sempre sou aceita, melhor dizendo, não sou aceita por ninguém; as pessoas se assustam e somem, se afastam por medo, por covardia, ou por se acharem melhores, sei lá...
Ah, mas com Jesus isso não acontece. Ele hoje me ouviu, falou no íntimo do meu coração, me falou através das escrituras (salmos 120 e 39), me conduziu na oração.
Sofremos porque criamos expectativas demais em relação aos outros e a nós mesmos. 
Deixo de ser quem eu sou, de me mostrar como sou, por medo do que vão pensar, de como vão me tratar.
Jesus não, Ele me acolhe como sou e como estou (sim porque existem coisas que não 'são em mim', mas 'estão em mim').
É como disse o Padre Pacheco: "O grande filtro, capaz de filtrar os nossos relacionamentos, se realiza quando nos apresentamos por inteiro diante de quem se aproxima de nós; nesse momento, só fica ao nosso lado quem nos ama. O resto, some!"
 "A hipocrisia é a pior doença que existe, pois ela desfigura, arranca a identidade mais profunda do ser humano; a pessoa deixa de viver e de ser o que ela é para viver a vida e a vontade dos outros; ela nunca é livre! É escrava de tudo e de todos."
Seja quem voce é, seja transparente, não esconda suas emoções, suas moções, seus sentimentos, por conta do medo de ser rejeitada pelos outros. Deus te fez livre! Quando for rezar, reze com transparência, com clareza, fale com Deus, chore com Ele, até reclame com Ele se for necessário, porque Ele te entende, e quer te ouvir!
Mas NUNCA se esqueça da caridade, do amor com que Deus te ama e pede de voce.
Pague o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas não  deixe de lado a justiça e o amor de Deus. Nós devemoss praticar isso, sem deixar de lado aquilo. (Lc 11,42)
Sei que não é fácil, sei mesmo, mas em Deus nós conseguiremos.
Ele nos ama, nos acolhe; a Ele podemos apresentar nossas feridas, entregar as nossas vidas, e só Nele encontraremos refúgio, a proteção.
Só Ele firma nossos passos, assenta nossos pés na rocha.
"Feliz o homem que pôs sua esperança no Senhor e não segue os idólatras e os apóstatas" (Sl 39, 5)

Não se esqueça de rezar todos os dias, as 15h em ponto o TERÇO DA MISERICÓRDIA, e reze também, com a mesma intensidade o ROSÁRIO DE NOSSA SENHORA.

Rezando, vivendo e aprendendo.

Eliane Ancillotti
Filha da Misericórdia






Nenhum comentário:

Postar um comentário