quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sabedoria...



"Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência"
(Augusto Cury)


Como é complexo para o ser humano reconhecer seus erros, suas falhas, suas deficiências...
Tenho experimentado essa verdade libertadora: sou falha, erro!
Não que esse conhecimetno me permita continuar errando desvairadamente, mas a liberdade da que falo é aquela que me faz ver que sou capaz de errar e sou capaz de acertar, e mais ainda: sou capaz de me corrigir e mudar, e que Deus sabe disso e me ajuda sempre.
A grande tentação é ver somente os inúmeros erros dos outros.
O outro erra, eu não, eu sempre busco dar um jeitinho de culpar alguém, desde que não seja eu! Errei porque 'fulano' errou primeiro! Que tristeza, que pequenez...
O mesmo acontece quando sei que falam de mim pelas costas: fico brava, digo que é fofoca, maledicência, quero tomar satisfação, e por aí em diante. Porém quando sou eu que falo dos outros pelas costas não é fofoca, é partilha! Francamente...
Vamos refletir sobre essa realidade à luz da experiência com a Misericórdia de Deus, que diz que a minha miséria é matéria prima para que haja misericórdia. Se não há matéria prima, se não há esta ou aquela miséria, não se faz misericórdia.
Plante as mais belas sementes, vá ao espelho de sua alma, interiorize-se, busque perceber suas falhas, seus fracassos, reconheça-se e se exponha a Deus em oração.
Viva essa experiência misericordiosa e libertadora.

Partilhe.
Abraços fraternos
Eliane Ancillotti
Filha da Misericórdia

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário