quarta-feira, 25 de novembro de 2009

COMUNIDADE X ISOLAMENTO




Esses dias em oração, o Senhor me deu o versículo 1 do capítulo 18 de Provérbios que diz: "Quem se isola, procura sua própria vontade e se irrita contra tudo que é razoável"
Fui ao dicionário para buscar o significado da palavra que falou alto ao meu coração. Veja...
Isolamento: Ato de isolar (se)/ Isolar: Tornar solitário, separar/ Isolado: solitário, separado.

Percebi que a palavra é muito clara no que quer dizer: Quem se isola, quer se separar de algo, alguém ou alguma situação; decide viver solitário, separado de tudo e de todos.

Analisemos juntos: Imagine uma pessoa que, por algum motivo, viveu uma grande dor e/ou decepção, e essa realidade foi tão dolorosa que a única alternativa foi o ISOLAMENTO, viver SOLITÁRIO, porque estando assim  ela evita conflitos, aborrecimentos e decepções, se defende, se proteje! O tempo vai passando e esta pessoa organiza sua vida toda em torno deste isolamento, criando modos de agir, de arrumar, de pensar, de falar, criando  conceitos próprios, verdades próprias, apegos materiais, psicológicos e sentimentais que, com o passar do tempo, agrava e intensifica o ISOLAMENTO, pois aqueles que antes conviviam muito bem com esta pessoa, passam a não vê-lo mais, e quando veem, estranham e repudiam certas atitudes próprias de quem se isola, de um ser não-social, não-sociável, e passam a isolá-lo por consequência.
Mas o Senhor ao nos criar, viu em Sua Sabedoria, que não era bom que o homem estivesse só (Gênesis 2,18). Ele nos criou para vivermos uns com os outros, tanto que ordenou que crescêssemos e multiplicássemos, em quantidade e em qualidade.
A vida Comunitária é o exercício desta realidade.
O Espírito Santo nos une em Comunidade e dentro dela nos faz crescer e multiplicar, no convívio com o próximo. Em comunidade não é possível  viver isolado, é contra a posposta, vai de encontro e bate de frente com o desejo do Espírito Santo.
Existe aí um choque de realidades que gera confusão, insatisfações e questionamentos, tanto pessoais quanto comunitários. Porque aquele que se isola, se irrita contra tudo aquilo que diverge do que ele criou como 'verdade'.
Um dos frutos graves do isolamento é a insensatez. Nos tornamos insensatos!

Preciso buscar a comunhão com meus irmãos, de modo particular, com os que tenho dificuldades de conviver.
Nos atritos, vou crescer, pois já percebi que aprendo mais quando erro, ou quando vejo o erro dos outros.
Nas diferenças, vou aprender a ser tolerante.
Nas contrariedades, vou me abrir a novas visões e atitudes.
Só no convívio com o outro é que posso praticar obras de Misericórdia. Como praticar estas obras sozinha???
No convívio comunitário preciso não esquecer que meu irmão é ser humano, como eu. Então, a mesma tolerância que quero que tenham comigo, preciso ter com eles.
Peço hoje a Jesus Misericordioso, que eu não seja preguiçosa no lidar com meus irmãos, que eu aprenda a viver junto e não criando um mundo paralelo, feito por mim, para mim e do meu jeitinho.
Dá-me essa graça, Senhor! Conceda-me Teu Auxílio pois só assim conseguirei!
O que te digo hoje, Jesus, é que eu quero. Quero dar passos, mas quero e preciso de Sua Mão me guiando. Eu creio que o Senhor já está fazendo, obrigada, amém!!!!!!

Abraços fraternos.
Eliane Ancillotti
(Consagrada Anunciadora da Misericórdia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário