quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quero ser terreno bom e fértil!




Fazendo hoje meu estudo bíblico me detive no Evangelho de Marcos 4, 1-20 onde Jesus fala da parábola do SEMEADOR. Os versículos que me marcaram foram do 15 em diante, quando Ele a explica aos que O questionaram sobre seu significado.
Fiquei tentando me identificar com os tipos de solo onde a semente fora lançada:
Sou ‘beira do caminho’? Ouço a Palavra de Deus, me identifico com ela, mas logo Satanás vem e me iludo com suas insídias e tentações, e a Palavra se dissipa do meu coração?!
Sou ‘terreno pedregoso’? Recebo com alegria a Palavra, mas não busco me aprofundar Nela, não busco criar raízes da Palavra e torná-La viva em mim e na minha vida. Me abalo com perseguições e com os sofrimentos ignorando toda a força que a Palavra de Deus me dá?!
Sou ‘terreno com espinhos’? Ao receber a Palavra, dou vazão aos espinhos que trago dentro do meu coração; espinhos que adquiri com as dores, as experiências da vida, que acabam por sufocar a Palavra não permitindo que Ela crie frutos de conversão?!
Ou sou ‘terreno bom’? Que ouço, acolho, medito, rezo sobre a Palavra proclamada, traduzo em prática de vida e assim, Ela gera frutos de conversão pessoal e comunitária?!

Acabo identificando um pouco de cada terreno em minha história pessoal: algumas vezes fui ‘beira do caminho’, fui ‘terreno com pedras’ e sem raízes fundas, fui ‘terreno pedregoso’; me deixei levar pelos meus sentimentos, por tentações de Satanás, por ressentimentos, falta de perdão, mágoas... Mas quero te dizer que desejo ardentemente ser terreno bom; quero ouvir, acolher, meditar e rezar sobre a Palavra proclamada, para que a minha vida seja transformada por ela, para que eu caminhe com passos firmes no meu estado de conversão pessoal.
Preciso experimentar diariamente a Palavra de Deus, para que eu possa proclamá-la (com a minha vida!) aos que ainda não a conhecem.
Entendi, que tudo o que acontece comigo, com minha vida, visa o bem comum, o bem de todos. Então, preciso ser mais de Deus, para que o todo também seja mais de Deus.



"Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra." (2 Tim 3, 16)


Que a Palavra gere frutos em nossas vidas.
Não sejamos meros ouvintes, o povo tem sede da Palavra e aguarda quem a semeie.
Visemos o bem comum!

Abraços fraternos

Eliane Ancillotti
(Anunciadora da Misericórdia)


Nenhum comentário:

Postar um comentário