quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O ser humano.

 
O ser humano sempre procura, mesmo que involuntariamente, pôr a culpa em alguém por tudo aquilo que lhe acontece de ruim. Se erra, na maioria das vezes, é porque outra pessoa errou por primeiro. 
Fazendo meu estudo ontem me deparei com nossos primeiros pais, Adão e Eva. Ao desobedecerem a ordem dada pelo Senhor de não comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, caso contrário morreriam, e ao serem questionados por Ele, Adão culpou a mulher e a mulher culpou a serpente. Sempre o outro e não eu!
No Evangelho Ele dizia que todo tipo de maldade, a partir deste dia, passou a habitar no coração do homem, a tão famosa concupscência: MÁS INTENÇÕES, IMORALIDADES, ROUBOS, ASSASSÍNIOS, ADULTÉRIOS, AMBIÇÕES DESMEDIDAS, MALDADES, FRAUDES, DEVASSIDÃO, INVEJA, CALÚNIA, ORGULHO, FALTA DE JUÍZO. Todas essas coisa más saem de dentro e são elas que tornam o homem impuro. Então, a responsabilidade dos meus atos são meus, sejam eles bons ou não! 
As vezes uma situação terrível se instala ao nosso redor por responsabilidade nossa mesmo. Avalie.
Nos dias de hoje vemos todas essas coisas más acontecendo, pela TV, no local de trabalho, na escola, na faculdade, na Paróquia e por aí em diante...
Como agir? Como posso não dar vazão a estas coisas? Como pagar o mal com o bem?
Como devo agir diante de uma injustiça, diante de más intenções, de ambições desmedidas?
Como agir quando vejo fraudes, inveja, calúnias, fata de juízo, imoralidades, acontecendo bem diante dos meus olhos?!
Como não me igualar a estas coisas más?!

O Senhor me recordava das obras de Misericórdia Espirtuais:

1 Dar bom conselho
2 Instruir os menos esclarecidos
3 Corrigir os que erram
4 Consolar os aflitos
5 Perdoar as injúrias
6 Suportar com paciências as fraquezas do outro
7 Rezar pelos vivos e pelos mortos

E das obras de misericórdia Corporais:

1 Dar de comer a quem tem fome
2 Dar de beber a quem tem sede
3 Vestir os nús
4 Acolher os peregrinos
5 Visitar os doentes e encarcerados
6 Libertar os cativos
7 Sepultar os mortos
Some a estas obras os 10 Mandamentos da Lei de Deus, e tenho certeza que nós erraremos bem menos. Vamos aos poucos no divinizando; o que há de Deus dentro de nós falará mais alto. 
Clame o Espírito Santo em todos os momentos de sua vida e de modo particular com mais intensidade quando, voce estiver sendo instrumento impuro, ou ver outra pessoa se deixando levar pelas concupscências.
Entregue seu coração a Nosso Senhor Jesus Cristo, do jeito como se encontra no dia de hoje

Leia Carta de São Paulo aos Gálatas 5, 19 e seguintes, e observe a descrição das obras da carne e das obras do Espírito Santo.
Se avalie, não pense, julgue ou se lembre de outra pessoa, mas sim de voce mesmo (a).
O Senhor completará em nós, tudo o quanto nos falte.

Abraços Fraternos
Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia.


Um comentário: