domingo, 31 de janeiro de 2010


"AGORA, NÓS VEMOS NUM ESPELHO, CONFUSAMENTE, MAS ENTÃO, VEREMOS FACE A FACE"
(1 Cor 13, 12)

Participei da missa neste domingo na Igreja Matriz de São Gonçalo. Fiquei bem atenta a Liturgia da Palavra e ao final da 2ª leitura, o Senhor me questionou: "O que voce faz nos dias de hoje, na missão, voce faz por amor a Mim?! Ou faz para realização pessoal?! Ou por amor a 'quem'?!"
Vi que o Senhor queria que eu refletisse sobre isso e vou partilhar um pouco com voce.
Percebi o quanto minha visão ainda é confusa e imperfeita. O Amor de Deus chega até nós de várias maneiras: num olhar de uma criança, num abraço, num sorriso, no acolhimento de irmão, na dor... Mas, na vida comunitária, esse Amor é muito sentido de irmão para irmão, entende o que quero dizer?! Por estarmos na missão, dia após dia, criamos vínculos profundos com o irmão e acabamos criando apegos. Deixamos de olhar para Deus e passamos a olhar o irmão, e as vezes, deixamos de olhar para Deus, para o irmão, e passamos a olhar para nós mesmos, para o nosso umbigo!
Começamos a fazer as coisas aguardando reconhecimento, mesmo que digamos que não! Deixamos bem claro aos outros, o quanto me custou aquela tarefa, o quanto tive que me sacrificar para realizar aquela missão, o quanto tem sido difícil viver na comunidade, etc, etc, etc...
E daí, as coisas distorcem de maneira absurda, ao ponto de não nos identificarmos mais com a missão, de não acharmos mais Graça em nada nem em ninguém!!!
Tiramos o nosso olhar de Jesus, perdemos o foco. Passamos a ver mais confusamente ainda, ou melhor, ficamos cegos de vez! E para a cegueira, só um milagre.

"Mas quando vier o que é Perfeito, desaparecerá o que é imperfeito" 
(1 Cor 13, 10)
 
Preciso aspirar dons mais elevados! Não posso perder o foco. Não posso desviar meu olhar de Deus, de Seu Amor que me amou por primeiro.
Preciso dar lugar ao Perfeito, para que tudo que é imperfeito desapareça da minha vida pessoal, familiar e comunitária.
O Amor é paciente, bom, não é invejoso, nem apegado, não é soberbo, nem orgulhoso; não é inconveniente, nem interesseiro, não guarda raiva nem mágoa, não. Suporta tudo, crê tudo, espera tudo, desculpa tudo!

Quero estar na minha casa, na missão, no mundo, por amor; amor de decisão, amor de opção, amor de abrangência, não de sentimentos, esse é muito restrito!!

Peçamos que o Amor, nos afaste de todo o desamor, e nos faça pessoas mais elevadas que vivam os dons e carismas, segundo a ação do Espírito Santo.


Eliane Ancillotti
Anunciadora da Misericórdia

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

LUZ!


 

“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama?
(Evangelho de São Marcos 4,21)

Assim que li o evangelho de hoje, me lembrei do artigo que escrevi no dia de ontem, onde mencionei o bem comum.
O Senhor nos diz que devemos ser sal da terra e luz do mundo. Precisamos salgar e ILUMINAR!!
Tenho sido LUZ para os outros? Com minhas atitudes, ilumino? Com os meus pensamentos, ilumino? Com as coisas que falo e partilho, ilumino?

Ele nos permite uma experiência com Seu Amor e Sua Misericórdia, para nos resgatar, para nos libertar, porque É Bom e, para que espalhemos a semente sobre os 'terrenos' que estão vazios, aguardando serem semeados. Para que iluminemos, onde há ausência de luz, ou seja, trevas.
Não nos cabe o que é próprio de Deus, mas sim aquilo que Ele nos ordena: lançar a semente! Um dia ela encontra oportunidade de se desenvolver e dar frutos, regada pelo Espírito Santo. Precisamos iluminar o caminho daqueles que ainda não caminham na luz, para que vejam Jesus e assim, Ele faça a boa obra.
Não vivo para mim! Vivo com esta tarefa de iluminar, segundo o carisma em que fui chamada: Anunciar a Misericórdia.

Diário de Santa Faustina nº 67 Jesus diz: " Não vives para ti mesma, mas para as almas"

Pensando nisto sob a ótica de BUSCAR O BEM COMUM, percebo precisar mudar muita coisa! Urgentemente!!!!!!! 
Tenho que entender que as minhas atitudes tem que ser bem pensadas, sob a Luz de Jesus; as minhas falas também precisam ser bem pensadas, segundo a mesma Luz. 
Não posso sair pelo mundo fazendo e falando o que bem entendo como certo. Atropelando a tudo, e a todos, só porque estou 'assim ou assado'! Isso é IMATURIDADE.
Quando éramos crianças, pensávamos e agíamos como crianças. Mas agora já somos adultos, e devemos pensar e agir como adultos. Estou cansada de criancisses, cansada mesmo, e é o que mais tenho visto ao meu redor: adultos mal resolvidos, vaidosos, agindo como crianças. Com sentimentos de criança, com atitudes de criança, com pesamentos de criança, querendo impor suas vaidades. Ferindo, pois foram feridos. Magoando, pois foram magoados.  Deixando de fazer o que é certo, pois 'fulano' (a) não faz. Toma lá, dá cá!!!!
Na vida de batizado e de quem quer consagrar a vida a Jesus, isso é inadimissível!
Quero pedir sua ajuda para que rezemos juntos:


" Espírito Santo me conduza na Luz, me conduza para a maturidade espiritual, dá-me visão espiritual. Que eu possa com a Tua Graça, pôr a disposição dos meus irmãos, os dons e carismas que me concedestes no batismo. 
Transformai-me em Vós, porque Vós tudo podeis.
Quero servir como o Senhor serviu! Quero amar a todos, como o senhor amou a todos! 
Entendo que não vivo para mim, mas para os outros, para iluminar a vida dos outros; para fazer a diferença num mundo distorcido e injusto, preciso da Tua Graça, da Tua Ajuda Senhor!!! 
Controle meus pensamentos, minha atitudes, minhas palavras, meu temperamento, meu modo de ser, também distorcidos pelas experiências que vivi. Me apresento a Ti para que me cures, sei que queres me curar, para o bem comum. 
Vem Espírito Santo, pela intercessão da Virgem Maria, de São José e de Santa Faustina, fazer da minha vida sal e luz para o mundo. 
Preciso ter reinflamados os dons, ser ligada na tomada do céu; a força que me conduz, precisa ser a FORÇA DO ALTO.
Sozinha eu não posso mais, eu quero amar, eu quero ser aquilo que o Senhor quer, sozinha não consigo visar o bem comum; vem Senhor Jesus...
Amém" (É claro que voce é livre para continuar a rezar. Não pare! Reze! Reze! Reze!)


Abraços fraternos e iluminados.


Eliane Ancillotti
(Anunciadora da Misericórdia)







quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Quero ser terreno bom e fértil!




Fazendo hoje meu estudo bíblico me detive no Evangelho de Marcos 4, 1-20 onde Jesus fala da parábola do SEMEADOR. Os versículos que me marcaram foram do 15 em diante, quando Ele a explica aos que O questionaram sobre seu significado.
Fiquei tentando me identificar com os tipos de solo onde a semente fora lançada:
Sou ‘beira do caminho’? Ouço a Palavra de Deus, me identifico com ela, mas logo Satanás vem e me iludo com suas insídias e tentações, e a Palavra se dissipa do meu coração?!
Sou ‘terreno pedregoso’? Recebo com alegria a Palavra, mas não busco me aprofundar Nela, não busco criar raízes da Palavra e torná-La viva em mim e na minha vida. Me abalo com perseguições e com os sofrimentos ignorando toda a força que a Palavra de Deus me dá?!
Sou ‘terreno com espinhos’? Ao receber a Palavra, dou vazão aos espinhos que trago dentro do meu coração; espinhos que adquiri com as dores, as experiências da vida, que acabam por sufocar a Palavra não permitindo que Ela crie frutos de conversão?!
Ou sou ‘terreno bom’? Que ouço, acolho, medito, rezo sobre a Palavra proclamada, traduzo em prática de vida e assim, Ela gera frutos de conversão pessoal e comunitária?!

Acabo identificando um pouco de cada terreno em minha história pessoal: algumas vezes fui ‘beira do caminho’, fui ‘terreno com pedras’ e sem raízes fundas, fui ‘terreno pedregoso’; me deixei levar pelos meus sentimentos, por tentações de Satanás, por ressentimentos, falta de perdão, mágoas... Mas quero te dizer que desejo ardentemente ser terreno bom; quero ouvir, acolher, meditar e rezar sobre a Palavra proclamada, para que a minha vida seja transformada por ela, para que eu caminhe com passos firmes no meu estado de conversão pessoal.
Preciso experimentar diariamente a Palavra de Deus, para que eu possa proclamá-la (com a minha vida!) aos que ainda não a conhecem.
Entendi, que tudo o que acontece comigo, com minha vida, visa o bem comum, o bem de todos. Então, preciso ser mais de Deus, para que o todo também seja mais de Deus.



"Toda a Escritura é inspirada por Deus, e útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para formar na justiça. Por ela, o homem de Deus se torna perfeito, capacitado para toda boa obra." (2 Tim 3, 16)


Que a Palavra gere frutos em nossas vidas.
Não sejamos meros ouvintes, o povo tem sede da Palavra e aguarda quem a semeie.
Visemos o bem comum!

Abraços fraternos

Eliane Ancillotti
(Anunciadora da Misericórdia)


domingo, 24 de janeiro de 2010

Senhor, que eu veja!




" ESTÁ QUERENDO ENXERGAR? EU TENHO O COLÍRIO PARA OS TEUS OLHOS
(Ap 3, 18)

Essa frase tem regido minha última semana e vem confirmando aquilo que o Senhor colocou no meu coração para viver meu compromisso, no ano de 2010: 
" Senhor, que eu veja de novo!"
Esse foi o meu pedido na renovação do meu compromisso com a Comunidade Anunciadores da Misericórdia. É uma tarefa difícil nos dias de hoje, mas vejo que o senhor quer fazer neste sentido na minha vida e na vida dos meus irmãos.
Ano de transparência, de intensa luta, formação pessoal e comunitária, ano de definições, de restauração.
Confesso que as vezes me sinto tentada a desanimar, mas tento ver as situações com os olhos da fé; me sinto, interessantemente, certa de que Deus está agindo, mesmo sem ver humanamente, um palmo diante do nariz!
Problemas em casa, na família, na comunidade...

Como enfrentá-los? Como reagir? O quê fazer?

Vejo que é preciso vê-los com os olhos da fé. Jesus nos pergunta: "Quer enxergar? Quer ver a verdade? Quer ter sua visão curada? Quer ter olhos de águia?! Venha que Eu te dou o colírio, Eu te dou a receita certa, Eu saro seus olhos e te dou visão espiritual!"

No diário de Santa Faustina nº 1448, Jesus diz que Deus não vê as coisas da mesma maneira que eu e voce. Que bom não é mesmo?! Ele vê além...


Ahh, como quero isso para mim: VISÃO ESPIRITUAL, ver com os Olhos de Jesus, ver pela ótica da Misericórdia, pela ótica do Amor.

E voce?! Quer ter visão espiritual?! Quer ver além das pessoas e situações?!





Abraços fraternos, querendo ver além...



Eliane Ancillotti
(Anunciadora da Misericórdia)








segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

RAIOS DA MISERICÓRDIA 2010


 
"DIZ AS ALMAS QUE NÃO IMPEÇAM A ENTRADA DA MINHA MISERICÓRDIA NOS SEUS CORAÇÕES, POIS ELA DESEJA TANTO AGIR NELES. 
A MINHA MISERICÓRDIA TRABALHA EM TODOS OS CORAÇÕES QUE LHE ABREM AS SUAS PORTAS. E TANTO O PECADOR COMO O JUSTO NECESSITAM DA MINHA MISERICÓRDIA.
A CONVERSÃO E A PERSEVERANÇA, SÃO UMA GRAÇA DA MINHA MISERICÓRDIA" 
(Diário de Santa Faustina 1577)


Abraços fraternos.



Eliane Ancillotti
(Anunciadora da Misericórdia)




terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Divinas Inspirações

No Diário de Santa Faustina nº 1489 (p 382), ela reza assim:

" Ó Meu Dulcíssimo Senhor, Vós velais por mim a cada instante e me dais a inspiração de como proceder em determinado caso, quando meu coração hesita entre uma coisa e outra. Fostes Vós mesmo que tantas vezes interviestes, para resolver a questão. Ah, quantas vezes com uma inspiração me destes a conhcer o que mais Vos agrada"

E refletindo sobre esta oração vi todo o cuidado do Senhor em me dizer que eu preciso lembrar de todas as vezes que Ele mesmo resolveu os meus problemas; lembrar de todas as vezes que Ele veio em meu auxílio.
Quantos foram os momentos em que Jesus me socorreu, demonstrando Seu cuidado Divino comigo e com os meus. Demosntrando Sua Vontade a respeito das situações e das pessoas.
A mim basta continuar confiando, continuar esperando, continuar crendo no Filho de Deus, continuar professando minha fé Nele.
A mim basta solicitar, diariamente, Suas Divinas Inspirações.
Reze com Santa Faustina, reze comigo:
"Vinde Espírito Santo, por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria. Dai-me Vossas inspirações, guiai meus passos, meus pensamentos, minhas decisões, minhas ações. Dependo de Vós plenamente. Vinde Espírito de Deus."

Abraços fraternos

Eliane Ancillotti
(Anunciadora da Misericórdia)